A realização de exercícios físicos em jejum (AEJ) virou febre nas academias e está ganhando muitos adeptos. Entretanto, essa busca por novas alternativas para emagrecer faz com que muitos comecem a seguir as tendências da internet e redes sociais sem pesquisar informações a respeito.

O jejum tem sido utilizado como estratégia para aumentar a oxidação de lipídeos durante a prática do exercício e promover alterações da composição corporal. Porém, a literatura atual apresenta vários resultados inconsistentes em relação aos seus efeitos.

Uma pesquisa publicada no British Journal Of Nutrition concluiu que o exercício aeróbico quando praticado em jejum tem um aumento na utilização da gordura como fonte de energia, isso quando comparado à mesma prática no estado alimentado.

No entanto, outro estudo publicado no Journal International Society Of Sports Nutrition demonstrou que A LONGO PRAZO os efeitos relativos à oxidação de gorduras são semelhantes tanto em praticantes do aeróbio em jejum quanto em praticantes que se alimentam antes do exercício, quando acompanhados de uma dieta hipocalórica.

Então, quando vemos os resultados crônicos, o AEJ não se mostra mais efetivo que o realizar o aeróbio após se alimentar com o objetivo de perda de gordura, no segundo caso, a perda é apenas mais gradual.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A vantagem do exercício físico em jejum é apenas para você que se sente melhor praticando dessa forma. Para quem não se adapta pode haver queda de desempenho, hipoglicemia, enjoos, tonturas e até desmaios.

Por este motivo, recomendo sempre que você procure orientação profissional especializada para traçar um plano de exercícios físicos e alimentação que respeitem a sua individualidade e que te ajudem a alcançar os seus objetivos.

Como você prefere treinar: em jejum ou se alimentando antes?

Agende uma consulta:
📍Av Ibirapuera 2120, cj 145, Moema, São Paulo.⁣
☎ 11 97491-7712