Novembro é um mês extremamente importante para o cuidado com a saúde do homem. Anualmente a campanha Novembro Azul trabalha pela conscientização da luta contra o câncer de próstata e da necessidade de prevenirmos outras doenças.

A campanha bate na tecla extremamente pertinente da importância da prevenção do câncer de próstata, com a realização de exames preventivos. Afinal, quando descoberta precocemente a doença tem 90% de chances de cura.

No entanto, você sabia que no Brasil, quase 40% dos homens até 39 anos e 20% com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal?
A doença pode não apresentar sintomas em fase inicial. Em alguns casos, são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes). Em fase mais avançada pode haver dores nos ossos; sintomas urinários; e até infecção generalizada ou insuficiência renal.

Por isso, é importante que procure seu médico quando perceber sinais e sintomas. A detecção pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), além de manter bons hábitos como: alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter peso saudável; praticar regularmente atividades físicas.

Seja herói da sua saúde. Cuide-se! Por você e por sua família.

📍Av Ibirapuera 2120, cj 145, Moema, São Paulo.⁣
☎ 11 97491-7712